segunda-feira, 26 de abril de 2010
E Deus Criou as Mães
Gravidez aumenta esperança de vida nas sobreviventes de cancro da mama
As mulheres que sofreram de cancro da mama podem engravidar sem receios de que a gravidez as coloque em risco de morte pela doença, revela uma metanálise apresentada no European Breast Cancer Conference.
De acordo com a metanálise que avaliou 14 estudos, citada pelo site Saúde na Internet, a gravidez não apenas é segura para as sobreviventes de cancro da mama, como, de facto, pode melhorar as suas probabilidades de sobrevivência.
As sobreviventes de cancro da mama são normalmente aconselhadas a esperar entre dois a cinco anos após o fim do tratamento para engravidar, por ser esse o tempo mais provável de ocorrer uma reincidência. Vários estudos têm associado a gravidez à reincidência da doença, devido ao aumento dos níveis de estrogénio.
Neste estudo, liderado por Hatem A. Azim, do Departamento de Oncologia Médica do Instituto Jules Bordet de Bruxelas, Bélgica, foram analisados 14 ensaios clínicos que tiveram lugar entre 1970 e 2009, e que envolveram 1417 mulheres grávidas com historial de cancro da mama e 18.059 mulheres com história de cancro da mama mas que não engravidaram.
42% menor risco de morte
Foi verificado que as pacientes que engravidaram após o diagnóstico de cancro da mama tiveram uma redução significativa de 42% no risco de morte em comparação com as sobreviventes de cancro da mama que não engravidaram.
De acordo com a líder da investigação, citada pelo sítio Eurekalert, a “gravidez é segura em mulheres com historial de cancro da mama tratado com sucesso”.
Hatem A. Azim destaca ainda existir uma percepção ampla dos especialistas de que as mulheres com história de cancro da mama não devem engravidar, pelo receio de a gravidez aumentar o risco de reincidência do tumor através da estimulação hormonal. “E esta metanálise contraria veementemente essa noção”.
(Março- Portal de Oncologia Português)
Notícia- Reencontro
Mauricio Barrios, que mora em Córdoba com a família adoptiva, criou em Março um grupo no Facebook chamado "Busco a mi mamá", na tentativa de encontrar a mãe biológica. Barrios contou com o apoio de 25 mil pessoas da rede social, para além da sua família adoptiva.
"Há uma semana apareceu uma amiga da minha mãe biológica, que a ajudou quando eu nasci. Chama-se Iris e disse-me onde é ela morava. Fui com os meus pais adoptivos à Villa del Totoral, e encontrei lá os meus avós, os meus tios e primos!", disse ao Clarin, um dos principais jornais argentinos.
Mauricio reencontrou parte da sua família, mas ainda lhe faltava a mãe, que não estava na cidade. A tão esperada reunião aconteceu apenas no último domingo, numa praça, na companhia de vários familiares.
"Ela abraçou-me, pediu-me desculpas. Eu perdoei-lhe e agradeci-lhe, afinal ela deixou-me viver, não me abortou, manteve-me vivo durante os sete meses da gravidez". Segundo Mauricio, a mãe biológica contou-lhe que a gravidez foi "um acidente", pois casou entretanto com outra pessoa, embora não tenha filhos.
O jovem argentino foi abandonado pela mãe biológica num hospital depois de ter nascido prematuro no dia 1 de Janeiro de 1987. "Estou aliviado. Sempre quis saber quem era a minha família de sangue, sempre tive essa curiosidade, essa pergunta constante. Estou muito mais tranquilo e feliz agora", confessou, por telefone, à BBC Brasil.
Na segunda-feira, Mauricio Barros agracedeu através do Facebook todo o apoio que lhe foi dado nesta procura.
(Expresso, 20/04/2010)
sábado, 24 de abril de 2010
Eco Morfológica-foto do David
Deixo aqui uma fotinha.
Lindo ele de perfil, não é?!
Beijos.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Oração do Recém-nascino
Meu Deus;
. Livre meus pais de serem emocionalmente desequilibrados porque certamente vão me desequilibrar também.
. Não permita que pensem que criança não entende nada.
. Não deixe que achem que minhas necessidades sejam só materiais, (comida, roupa, brinquedos), negando-me,
amor, carinho, compreensão, respostas sinceras para minhas dúvidas e explicações pacíficas para os meus erros.
. Não permita que eles, longe de me proporcionarem uma vida saudável e feliz, me transformem num desajustado, pela maneira como vão me tratar desde criancinha.
. Não permita que me enganem, me desprezem, me humilhem.
. Não deixe que digam que gostam de mim, mas com falsidade, pois frequentemente poderão me negar orientações seguras, bons hábitos, disciplina e amor.
. Não deixe que sejam permissivos, ao me darem por toda a infância a falsa idéia de que posso tudo, deixando a vida mostrar-me à seu modo, os limites de minha liberdade.
. Não permita que acabe o amor entre os meus pais, pois as suas brigas, desaforos e indiferença fatalmente trarão conseqüências sobre mim.
. Não deixe que se tornem desonestos e maldosos porque, através da convivência acabarei no mesmo caminho.
. Não deixe que façam de mim o centro de suas atenções enquanto meu irmãozinho não vem, porque, assim que ele chegar, podem esquecer que eu existo; e ainda por cima, me maltratarem por causa dele.
. Não deixe que achem graça, riem e cochichem a meu respeito quando falo ou faço coisas que para mim são sérias.
. Não permita que se comportem como lunáticos, pois assim me deixarão muito confuso pelas suas reações imprevisíveis ao que farei; um dia mostrando-se satisfeitos, outro dia se ofendendo com o mesmo ato.
. Permita que meu pai continue dando o melhor de si no seu trabalho, e minha mãe o melhor de si no trabalho e nas suas tarefas da casa, mas que parem de agir sobre mim de qualquer maneira como se eu fosse um estorvo em suas vidas.
. Não permita que meus pais, principalmente minha mãe, desconte em mim sua raiva, suas derrotas, amarguras, fraquezas, suas mágoas; atacando-me com palavras ao dizer que sou um vagabundo, que não presto pra nada, que não gosta de mim; agredindo-me fìsicamente com tapas, chineladas, puxões de orelha e empurrões, chamando-me pelo meu nome aos gritos o tempo todo, fazendo da minha vida um inferno.
. Não permita que minha mãe toque meu pai quando ele tenta ajudá-la em algum serviço da casa, dizendo-lhe que ele não sabe fazer; e também comigo, quando, com meu jeitinho ainda sem prática, tento me virar sòzinho, mas ela toma da minha mão, fazendo por mim.
SUPLICO-LHE que atenda os meus pedidos, SENHOR.
Em troca, prometo ser:
Equilibrado, responsável, correto e... MUITO FELIZ por toda a minha vida,
AMÉM.
O que você leu acima parece tratar-se de uma fábula, mas na verdade quer se passar o seguinte:
1- O caráter da criança será moldado de acordo com o que ela recebe em casa. (A criança é o espelho do Lar). É a educação do berço.
2- Que grande parte das crianças são infelizes em seus Lares.
3- A educação de berço é a que vai traçar o destino enquanto for criança (no Lar, na Escola), quando for adolescente e adulta.
Dr. Carlos Eduardo Vieira é médico pediatra em Sinop
O conteúdo aqui publicado é de total responsabilidade de seu autor.
Danny e Eu
Para David Martim
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Um Parto Sem Medicamentos
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Comprinhas
Ontem fui ao Obstetra, e foi uma consulta que me surpreendeu pela positiva. Fui tratada com um carinho e atenção! Me passou alguns exames complementares e inclusive mais uma ecografia morfológica. É claro que fiquei a matutar no pedido desse exames complementares, mas levando em consideração que já tenho mais de trinta anos, acho que até foi bom. Tive a oportunidade de ver meu amado David outra vez. Foi uma consulta bem tranquila. Saí de lá em paz, por ter tratado de tudo o quanto eu precisava.
"Mamãe és...
terça-feira, 20 de abril de 2010
Hoje...
... Não me sinto grávida! Mas nesse exacto momento meu bebê mexeu! Adoro isso! Agora vou tomar um banhinho para ir a consulta no Obstetra particular.
Não me lembro se já disse aqui, mas também não vou reler os postes pra descobrir, mas até agora nenhum médico da rede publica de hospitais me examinou. Eles leram as análises e só conversaram comigo. Estou na vigésima semana, minha gravidez foi descoberta as 7 semanas, mas a essa altura nenhuma enfermeira se lembrou de me entregar o kit da grávida. Sinto que sou tratada com descaso, para uma gravida que foi assinalada como "Grávida de alto-risco". Comecei a me chatear com isso e resolvi que iria procurar um Dr. particular. Hoje trarei mais novidades, e talvez até consiga postar as fotos do nenem David Martim.
Té logo.
20 Semanas de Gravidez
Estamos no meio da gravidez, o bebê tem tanto sono e permanece acordado tanto quanto um recém-nascido. O cabelo dele começa a crescer.
Se seu bebê for uma menina, o útero dela está começando a se desenvolver.
Múltiplos
Cada gêmeo tem cerca de 20 centímetros e pesam cerca de 400gr
Seu útero está no seu umbigo agora. Você pode experimentar um pouco de sensibilidade e ele pode saltar para fora devido à pressão do útero sobre ele. A linha entre o umbigo e pêlos pubianos escureceu, ela vai desaparecer após o parto.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Doentinho
Dei-lhe xarope de Brufen para crianças e aquilo melhorou. Quando comecei a imaginar como seria a noite com ele... sozinhos em casa, resolvi levá-lo as urgências pediatricas. Quando lá cheguei, meu filho já estava melhorzinho, o que fez com que ele recebesse a senha verde (não urgente). Não tive opção. Eu não queria era vê-lo a sofrer, amarelinho e prostrado no sofá. Que farias tu?!
As horas foram passando. Estávamos ali a espera faziam horas. Entraram crianças com braço partido (duas) e tomaram a vez do meu menino. chegou ao ponto que ele já estava tão desconfortável que vomitou-se todo, foi quando resolveram olhar pra ele
Daniel tentando se distrair na sala de espera.
domingo, 18 de abril de 2010
Assim se Nasce em Portugal
Carta de um bebê
Oi mamãe, tudo bom?Eu estou bem, graças a Deus faz apenas alguns dias que você me concebeu em sua barriguinha.Na verdade, não posso explicar como estou feliz em saber que você será minha mamãe, outra coisa que me enche de orgulho é ver o amor com que fui concebido.Tudo parece indicar que eu serei a criança mais feliz do mundo !!!!!!
Mamãe, já passou um mês desde que fui concebido,e já começo a ver como o meu corpinho começa a se formar, quer dizer,não estou tão lindo como você, mas me dê uma oportunidade !!!!!!Estou muito feliz!!!!!!Mas tem algo que me deixa preocupado...Ultimamente me dei conta de que há algo na sua cabeça que não me deixa dormir, mas tudo bem, isso vai passar, não se desespere.
Mamãe, já passaram dois meses e meio, estou muito feliz comminhas novas mãos e tenho vontade de usá-las para brincar...Mamãezinha me diga o que foi?Por que você chora tanto todas as noites??Porque quando você e o papai se encontram, gritam tanto um com o outro?Vocês não me querem mais ou o que?Vou fazer o possível para que me queiram...Já passaram 3 meses, mamãe,te noto muito deprimida, não entendo o que está acontecendo, estou muito confuso.Hoje de manhã fomos ao médico e ele marcou uma visita amanhã.Não entendo, eu me sinto muito bem....por acaso você se sente mal mamãe?
Mamãe, já é dia, onde vamos?O que está acontecendo mamãe??Porque choras??Não chore, não vai acontecer nada...Mamãe, não se deite, ainda são 2 horas da tarde, não tenho sono, quero continuar brincando com minhas mãozinhas.Ei !!!!!! O que esse tubinho está fazendo na minha casinha??É um brinquedo novo??Olha !!!!!! Ei, porque estão sugando minha casa??Mamãe !!!!Espere, essa é a minha mãozinha!!!!Moço, porque a arrancou??Não vê que me machuca??
Mamãe, me defenda !!!!!!Mamãe, me ajude !!!!!!!!Não vê que ainda sou muito pequeno para me defender sozinho??Mãe, a minha perninha, estão arrancando.Diga para eles pararem,juro a você que vou me comportar bem e que não vou mais te chutar.Como é possível que um ser humano possa fazer isso comigo? Ele vai ver só quando eu for grande e forte.
....ai.....mamãe, já não consigo mais...ai...mamãe, mamãe, me ajude...
Mamãe, já se passaram 17 anos desde aquele dia, e eu daqui de cima observo como ainda te machuca ter tomado aquela decisão.Por favor, não chore,lembre-se que te amo muito e que estarei aqui te esperandocom muitos abraços e beijos.Te amo muitoSeu bebê.
QUE DEUS TENHA PENA DE NOSSAS ALMAS !!!!
Tenhamos consciência.
Digam NÃO ao aborto.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Da Minha Consulta....
Outra coisa que ele disse que me deixou triste foi que provavelmente terei outra cesariana, pois meu último bebê foi muito grande e que muito naturalmente o próximo também será, e que a tendência é que sejam cada vez maiores. Lá se vai o parto humanizado com o qual tanto sonhei....
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Good News!!!
Recados, Fotos, Imagens at ImagensPorFavor.comSaudável e grandão como o irmão!
Estava mentalizada de que seria uma menina, mas estou feliz do mesmo jeito.
Obrigada Senhor!
quinta-feira, 8 de abril de 2010
18 semanas e 2 dias(?)
18ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana
O bebê mede entre 12 e 14cm e pesa quase 150g.
Ele escuta seus batimentos cardíacos e os barulhos que o sangue faz ao correr pelo cordão umbilical e um pouco mais para frente escutará tudo o que a mamãe falar.
As retinas se tornam sensíveis à luz e os ovários das meninas já estão diferenciados. O ideal é que a mamãe tenha ganhado cerca de uns 5kg.
Os movimentos do bebê serão sentidos mais fortes. O útero está 2 cm abaixo do umbigo.
Compras
Aproveite esse trimestre da gravidez para fazer o enxoval e comprar os móveis do quarto do bebê, pois já não existe o mal-estar do início da gravidez, o perigo do abortamento passou e o peso da barriga ainda não atrapalha na respiração e caminhada.
É bom visitar maternidades para escolher a que melhor se encaixe em suas necessidades como localização e equipe especializada.
**********************************************************************************
Muitas coisas aconteceram nestas últimas semanas. Infelizmente minha ecografia não foi muito útil tanto em termos de análise morfológica do bebê, quanto pra reconhecimento do sexo. Só serviu pra uma coisa muito chata: pra contradizer a primeira ecografia feita no comecinho da gravidez, às oito semanas. Resultado... estou uma semana atrás do que calculámos, o obstetra e eu. Fiquei muito triste, pois esperei 4 horas sentada na sala de espera. Todas as grávidas que entravam, eram examinadas por meia hora e saiam contentes sabendo o sexo do bebê e tudo... que estavam saudáveis... e quando enfim chegou a minha vez (e fui a última) demorei se muito, dez minutos na sala da técnica que me examinou, e que ainda por cima reclamou comigo porque não fui fazer o exame na altura recomendada: "_Não! Assim não dá!!! Está tarde demais pra fazer eco-endovaginal, e cedo pra fazer a eco-abdominal! Não, não!!! Que médico é esse...blá, blá, blá..."
Mas amanhã, farei outra, pagarei, mas acredito que sairei de lá toda contente e satisfeita, pois tenho que admitir, que o sistema nacional de saúde deixa muito a desejar!
E trago amanhã novidades fresquinhas!!! Se Deus quiser.
Beijinhos amigas!