quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Saltos de Desenvolvimento


Você já ouviu falar nesta expressão?
"Saltos de desenvolvimento" - a primeira vez que vi nesta expressão foi no livro "Soluções pa noites sem choro" - a orientadora educacional e mãe americana Elizabeth Pantley .
Observei no estudo deste livro que os bebês se desenvolvem por saltos e o que significa isso isso?
Os bebês acima dos 4 meses começam a apresentar uns comportamentos diferentes como agitação e alguns pais se assustam e acham que seu anjinho está virado... CALMA! Muita calma nesta hora!
Os bebês demoram cerca de 9 meses para descobrir que eles não mais fazem parte do corpo materno e durante este período existem os tais saltos do desenvolvimento.
Você deve estar se perguntando... como identifica-los?
Toda vez que o seu bebê solicite mais sua atenção chorando e gritando mais do que o normal, se ele se comportar como se o berço ou qualquer lugar que esteja longe de você pareça muito desconfortável ou inseguro, por mais louco que possa parecer isso é totalmente normal.
Ele está crescendo conhecendo o mundo a sua volta e por incrível que pareça crescer é algo muito desconfortável.
Atenda ao chamado do seu bebê...Algumas pessoas dizem que esta protecção pode fazer a criança mimada e não ajuda em nada no seu desenvolvimento emocional... eu já li e escutei cada coisa que me deixaram de cabelo em pé... sei que educar e criar uma criança não é nada fácil mas é tarefa nossa (dos pais). Muitas são as opiniões e todos nós vivemos momentos de tensão na criação dos filhos... mas com uma dose de carinho e compreensão vai fazer dos seus filhos adultos amadurecidos, pois nós mães e pais somos o porto seguro e o choro é a forma que o bebê se comunica que externa suas insatisfações e sentimentos.
Eu sei que parece que estes dias parecem intermináveis, mas este é somente parte de um desafio diário para todos nós.
Exercer este papel talvez seja uma das tarefas mais desafiadoras das nossas vidas, pois temos que mudar totalmente a nossa visão de mundo, temos que nos reeducar para acertar e esta é uma tarefa que requer muita disciplina e dedicação.
Você topou o desafio não é?
Para quem quiser saber mais sobre os saltos do desenvolvimento http://www.oeiikgroei.nl/


Os pesquisadores acreditar que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante e sim através de saltos oscilantes e no momento onde os saltos estão em seus picos mais altos o bebês se sentem perdidos num mundo cheio de descobertas onde seu sistema perceptivo e cognitivo mudou e ele ainda não se acostumou e isso causa um grande desconforto.


O que acaba acontecendo é que ele quer voltar a base, ao que é conhecido, então nessas fases, eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com frequência também comem e dormem pior. E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta a normalidade.


Existe uma certa variação entre bebes, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores dos períodos de crise é:


- 05 semanas / 1 mês
- 08 semanas /quase 2 meses
- 12 semanas /quase 3 meses
- 19 semanas /4 meses e meio
- 26 semanas /6 meses
- 30 semanas /7 meses
- 37 semanas / 8 meses e meio (estamos nessa crise agora!)
- 46 semanas / quase 11 meses
- 55 semanas / quase 13 meses
- 64 semanas / quase 15 meses
- 75 semanas / 17 meses



Essa tabela foi retirada de um livro em holandês, dos autores: Hetty van de Rijt en Frans Plooij.


Observe seu bebê depois de uma crise, ‘de repente’ começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz, o que é um bom sinal para as mães que estão passando por essas "crises" com seus bebês...


Por experiência própria eu já passei por estes saltos e eles realmente acontecem conforme a tabela e digo parece uma eternidade... mas logo logo passa e aparecem outros desafios.






Fica então a dica de leitura do livro "Soluções para noites sem choro" e para o blog http://solucoes.multiply.com/journal - a leitura e os ensinamentos destes me ajudaram e muito a entender o que se passa com os pequenos quando eles crescem.

Beijoquinhas mil as minhas queridas amigas Deia Miranda e Ana Amélia. Um beijao também ao filhinho desta ultima citada, que nasceu semana passada.
Saúde ao Bruno!

Um comentário:

  1. AQUELE EVENTO ERA UM CASAMENTO!!!POR ISSO QUE O XANDY ESTAVA DE GRAVATA RSRS!!!!!!!!

    ResponderExcluir