terça-feira, 31 de agosto de 2010

Quase quase!!!

"Estas quase quase!" foi o que mais ouvi hoje la na consulta na maternidade :) rsrsrr. E só vim para dizer mesmo isso. Novidades para breve? Sim... e penso que será a foto ao vivo e a cores de meu pequerrucho. Neste momento estou a ter contraçoes de cinco em cinco minutos. Foi o "bendito toque da Doutora!!! Afff.... fazer o que?! Se puder venho cá se não, já sabem o que aconteceu. rsrsr

Beijos!

***********************************************************
Está grávida de 39 semanas – já só faltam 7 dias!
Em média, o bebé pesa agora cerca de 3,100 kg.



O bebé está pronto para ver o mundo!



Continua a acumular gordura para ajudar a controlar a temperatura corporal após o nascimento, mas o provável é que já meça mais de 50 centímetros e pese um pouco mais de 3,100 kg. (Os rapazes recém-nascidos são geralmente um pouco mais pesados do que as raparigas.) Os órgãos do bebé estão totalmente desenvolvidos e na posição correcta, e as camadas exteriores de pele vão descamando à medida que se forma pele nova por baixo.


O bebé deve manter-se tão activo como sempre até ao momento do parto.Uma redução de actividade pode ser sinal de problema, por isso contacte o seu médico se sentir um abrandamento dos movimentos.

É mesmo verdade:

As datas de termo são mais uma orientação, e não tanto um alvo específico a atingir. Apenas um em cada 20 bebés nasce na data de termo.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

38 semanas

Esta pesada! rsrsrsrs



Ainda faltam duas semanas!



Beijos!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Assim ja e exagero!!!


Sabem que caixas são essas?! São roupas de bebe de 0 a 2 anos!!!!!!!!!!!!!!!




Tudo bem que a maioria esta em excelente estado, mas vou ter que separar tudo por idade e juntar as calças com os tops!!!!!!!!!!! Vou levar ages(anos)!!!!!!!!!!!!



Tudo o que ganhei!
Uma bençao, ne gente?! A dois anos doei duas sacolas de roupas do Daniel, e olha o que me retornou!!!!! E a multiplicação das roupinhas!!!!:D




E esta ultima e meu Daniel relaxando depois de chegar do ATL(Atelier de Tempos Livres)



Beijos.





Quarta postagem do dia!!!kkkkk


Está grávida de 38 semanas – já só faltam 14 dias!
Mãozinhas que estão prontas para agarrar os seus dedos.



O David engordou imenso. Ele pesa agora provavelmente entre 2,7 e 3,4 kg e mede entre 48 e 51 centímetros. Já agarra firmemente, sensação que eu não tardarei a sentir quando a mãozinha se agarrar finalmente ao meu dedo mindinho! Os órgãos estão totalmente desenvolvidos e nas respectivas posições, mas os pulmões e o cérebro – embora suficientemente desenvolvidos para funcionarem correctamente – continuarão a amadurecer, e continuarão durante a infância do David.

Tenta imaginar a cor dos olhos do dele? É possível que não consiga distinguir logo. Se nascer com olhos castanhos, o mais provável é que assim se mantenham. Se à nascença os olhos forem cinzentos ou azuis escuros com os do irmao Daniel, poderão manter-se cinzentos ou azuis ou então passar a verdes, castanhos claros ou castanhos escuros quando tiver cerca de 9 meses de idade. Isto acontece porque a íris da criança (a parte colorida do olho) pode adquirir mais pigmento nos meses após o nascimento, mas não fica mais clara nem mais azul. (Os olhos verdes, castanhos claros e castanhos escuros possuem mais pigmento do que os olhos cinzentos ou azuis.)

É mesmo verdade:

Para quem dá à luz pela primeira vez, o trabalho de parto e a expulsão pode demorar cerca de 15 horas, embora varie muito de mulher para mulher.

Entrei na onda

Ganhei este selo ...

...da minha amiga Ana Amelia, do blogue http://anagiovanna.blogspot.com/
O meu Daniel gota muito que eu leia qualquer livro de estoria infantil, mas ele prefere este aqui"A Bíblia Infantil Ilustrada"
Mas gosta muito de estorinhas improvisada que eu invento e deixo ele criar pelo meio. Uma estoria inventada pelos dois, que toda noite tem continuação. Com isso ele vai me contando sem querer como foi o seu dia, o que ele viu e o deixou impressionado, seus medos, etc... e conversamos sobre as coisas no final. Eu também gosto rsrsrs.

Agora mais uma regrinha dessa onda e:

Cinco motivos pelos quais amo ser mãe.

1- Posso cuidar de alguém sem que ele se sinta invadido ou ofendido
2- Ver meu filho crescer e a cada dia mostrar como o ser humano e interessante e cheio de potencial
3- Ver que o amor incondicional não e só de mim para meu filho, mas também do meu filho para comigo
4- também amo ser mãe porque isso me traz muito optimismo para o futuro
5- e porque e o meu melhor e maior motivo para viver, viver bem, me portar bem rsrsr, para dar um bom exemplo de vida e assim, ser uma pessoa melhor, não pelo que ensino, mas pelo que mostro em minha vida, pelo que eu venho a testemunhar...

...e muitos mais!!!

E as indicadas para receber o selinho são:

Andreia Miranda "Blogue do Levy"
Karina Abs do "Coisas de Kaka"
Mara do blogue "Barriguitas"
Ines do "A Ervilha"
E "Costinhas e nao So".

Beijos e participem!

Mae e Filho


A mãe e o filho.

Esta é uma formação rochosa na beira de um lago na Birmânia.
Esta foto só é possível em um determinado período do ano,
devido à luminosidade pela inclinação do sol.


Para conseguir melhor efeito incline a cabeça para a esquerda até ver o
reflexo da imagem juntar-se à própria imagem.

Mas não será necessário, eu já girei a foto, hehehe

20 PASSOS PARA ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA DO BEBÊ



A coisa mais gostosa da vida - acariciar seu bebê e brincar com ele - traz um monte de benefícios para a saúde mental e física da criança. Quer argumento mais forte para cobrir seu pimpolho com todo o chamego que você tem vontade de fazer e mais um pouco? Pois existe: a ciência comprovou que 50% do desenvolvimento do cérebro ocorre no primeiro ano de vida. É nessa fase que os estímulos certos, na quantidade e no momento adequados, podem turbinar a percepção e a inteligência. "A comunicação com o bebê se dá por meio dos órgãos sensoriais e ele é capaz de apreender muito mais do que consegue expressar", explica o neuropediatra Mauro Muszkat, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Por intermédio de estímulos, você transmite mensagens que vão formando o universo afetivo, psíquico e até cultural da criança. "Em condições tão favoráveis, ela tem mais chance de se tornar um adulto feliz e confiante", diz o pediatra Fábio Ancona Lopez, também professor da Unifesp. Aproveite os momentos em que o bebê está à vontade, sem sono e sem fome. "Quando ele se excita demais ou deixa de ser receptivo, é hora de parar", alerta a psicóloga Ana Merzel Kernkraut, do departamento de perinatalogia do Hospital Israelita Albert Einstein. Conheça as recomendações dos nossos consultores - e mãos à obra!
1- O poder do peito
A amamentação é o principal estímulo ao bebê, sem falar do bem que faz à saúde dele. O contato físico durante o aleitamento desencadeia reações vitais ao desenvolvimento afetivo, emocional e mental dele. Nos Estados Unidos, pesquisas mostram que crianças que mamaram no peito têm Q.I. mais alto. Por isso, se for possível, amamente.


2- Olhos nos olhos
Quando estiver amamentando ou conversando com o bebê, olhe nos olhos dele. A criança nasce preparada para enxergar a mãe desde as primeiras mamadas. É quando registra sensações e começa a construir a memória.
3- Língua de fora
Além de o rosto humano ser atraente para o bebê, estudos revelam que nos primeiros dias a criança já pode imitar o que vê - ou seja, dá conta dos desafios iniciais.

4- Gestos que falam
A criança faz a leitura do corpo e da expressão dos adultos que a cercam. Por isso, é importante demonstrar os sentimentos. Um simples beijo estalado gera a conexão de milhares de neurônios.



5- Música, maestro!
Cante canções de ninar, invente uma musiquinha ou coloque uma para o bebê escutar. Já existem estudos comprovando que ouvir música clássica (se toda a família curtir o programa, claro) contribui para o aprendizado da matemática.

6- Fralda com graça
Transforme a troca de fralda em diversão pura. Leves toques na barriguinha e no bumbum podem despertar o sentido do humor. Mas fique atenta: cara feia ou beicinho indicam a hora de parar.

7- No maior papo
Fale com ele sobre o tempo, sobre a alegria de tê-lo na sua vida, sobre o que ele quer fazer a seguir - enfim, sobre qualquer coisa, mas fale. Durante a conversa, a criança começa a perceber a melodia e o timbre da voz. Faça pausas entre as frases para o bebê aprender que há um momento para falar e outro para ouvir.


8- Vamos passear
Outros rostos, sons e cores da rua despertam naturalmente a curiosidade do bebê. Mas cuidado com a quantidade de estímulos para não deixá-lo agitado demais.

9- Farra no banho
Aproveite o momento em que o bebê se delicia batendo pés e mãos na água e vá dizendo o nome das partes do corpo. Assim você o ajuda a ampliar o vocabulário.




10- Espelho, espelho meu...
Por volta do quinto mês, o bebê se encanta ao se ver no espelho, mas ainda não se reconhece - o que vai ocorrer a partir de 1 ano. Mesmo assim, desde cedo brinque com ele em frente ao espelho e mostre "novidades" como o umbigo.

11- Que cheiro é esse?
Na hora do banho, deixe o bebê sentir o perfume do sabonete. Durante o almoço, aproxime algum alimento para que ele perceba o cheiro. Observe as reações. Esse jogo simples está relacionado ao desenvolvimento das noções mais básicas de prazer e satisfação.

12-Palmas, beijinhos, tchau
Os códigos sociais podem ser transmitidos desde cedo. Com o tempo, o bebê vai associar cada gesto à sua função.

13- Espetáculo de luz e cor
Objetos com cores vivas e brinquedos com luzes são uma atração irresistível e um aprendizado garantido.

14- Esconde - esconde
Primeiro é a fralda cobrindo o rostinho. Depois são os objetos jogados no chão. É o desaparecer e o aparecer, o ir e o voltar - um verdadeiro treinamento para lidar com situações de separação, como a da mãe que sai para trabalhar.




15- Causa e efeito
Anuncie algumas ações antes de executá-las: "Agora, vou acender a luz" ou "Vou fechar a porta" vão, aos poucos, ensinando ao bebê a relação entre causa e efeito.

16- Você no caminho
Deite em um edredom e deixe o bebê escalar seu corpo. Ajuda a coordenação.

17- Toque de carinho
Passe suavemente um retalho de seda ou veludo nos pés ou nas bochechas do bebê. Cada novo contato desencadeia um turbilhão de conexões neurológicas.




18- Dê nome aos bois... e a tudo o mais
Descreva tudo que vê ou ouve: "Veja a rosa vermelha"; "O cachorro latiu". Facilita a identificação.

19- Pele sobre pele
Massageie delicadamente braços, pernas e a barriga dele. O contato favorece as sensações de afeto e de segurança.



20- Balancê, balancê
Movimente o corpo do bebê com suavidade para a frente e para trás, de um lado para o outro. A criança gosta e, se quer continuar, pede mais. Com isso, aprende a reconhecer o que lhe agrada ou não.


(Dirce Helena Salles, Pedagoga)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Novis

Amigas

Falei com minha GO por causa de não ter transporte para ir a consulta Muito longe e não há ónibus nesse horário pra la) e conversando com ela, foi me dito que vamos mesmo tentar o parto normal. Eu estava já acostumada com a ideia da cesaria, mas estou por tudo. Tenho orado para que meu Senhor oriente nossos médicos, e vou fazer exactamente o que me aconselharem. MAs se for normal, vou pedir por uma epidural. Será que dói muito? Estou com medinho, pois agulha e eu, não nos damos nada bem!! rsrsrsrsrsrrsrsrrs... ai ai!!!!!!!!! Sou uma medrosona mesmo, mas estou tão feliz!!!

Beijos.

37 Semanas


Está grávida de 37 semanas – já só faltam 21 dias!
Já tem um bebé de termo!



Parabéns!


A sua gravidez é agora considerada uma gravidez de termo – o que significa que o bebé, em termos de desenvolvimento, está pronto para viver fora do útero. O bebé pesa provavelmente por esta altura mais de 2,7 kg e mede entre 48 e 51 centímetros, da cabeça ao calcanhar. Se sofrer de pré-eclâmpsia, o seu médico poderá ter recomendado a indução do parto esta semana.

Muitos bebés têm uma farta cabeleira à nascença, com caracóis com um comprimento de 1 a 4 centímetros. Mas não fique surpreendida se o cabelo do bebé não tiver a cor do seu. Os casais de cabelo escuro ficam por vezes muito espantados quando têm filhos de cabelo louro ou ruivo, e os casais de cabelo claro têm sido surpreendidos por perfeitas imitações do Elvis. Além disso, como é evidente, alguns bebés parecem quase carecas ou apresentam apenas uma ligeira penugem.




**********************************************************************************




PS:
Meu telemóvel resolveu querer tirar fotos. Esta foi tirada ontem as 21 hs, estava eu a por o Danny pra dormir. São fotos escuras mas e por terem sido tiradas a noite(camera de telemóvel não tem flash). Não sei se terei a oportunidade de tirar mais alguma.

Becitos.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A despedida da minha barriga

Barriguinha querida (rsrsrsrsr)



Isso e um pouco ilario, mas quero me despedir de ti com esta carta. Toda minha gravidez te curti ao máximo, alias, mais, seria impossível! Todos os dias a admirar-te ao espelho... a imaginar o David la dentro, tão bem protegido dentro de você. Acho que a barriguinha de uma gravida e a visão mais ternurenta. Tem sido dias de cansaço,algumas dores, mas muito encantamento.


As vezes me pego a pensar que não gostaria que acabasse Tao cedo. Gosto mesmo de minha barriguinha. Mas na vida não se pode ter tudo e eu quero o David aqui nos meus braços. Nunca o conheci e estou com tantas saudades dele rsrsrrs. Quero o comigo pra ontem.



Hoje tenho você ainda mais descida. Acho que não da pra crescer mais do que já esta e tenho sentido dores na base da barriga. E claro que te tens contraído muito hoje e as contracçoes são mais fores. Comecei a perder o muco cervical, e isso quer dizer que não vai demorar muito... talvez uns dias ate que digamos um adeus definitivo.



Vou sentir muitas saudades dessa minha barriguinha, de sentir o bebe mexer e ver nela as ondulações dos movimentos. Que sensação tão boa sentir o menininho cheio de vida e energia dentro de ti, mas o tempo esta a acabar e tenho que me acostumar mesmo a essa ideia.



Esta foi uma carta, descontraída e verdadeira, de minha despedida a minha barriguinha.
Que venha meu tão esperado David! Já não consigo segurar a ansiedade de enche-lo de beijinhos e mimos.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O que são pródromos ?


O que é o período premonitório do parto (pródromo de trabalho de parto)?

O trabalho de parto é antecedido por um período preparatório denominado de pré-parto, período prodrômico (ou pródromo de trabalho de parto) ou período premonitório. Nesta etapa vários sinais estão presentes, demonstrando que o trabalho de parto e o nascimento do bebê se aproximam.

O período premonitório do parto ou período pré-parto é caracterizado pela presença de contrações, por vezes dolorosas, que ocorrem em intervalos e intensidade irregulares, não apresentando ritmo. Essas contrações não são efetivas para dilatar o colo uterino e constituem o chamado “falso trabalho de parto”, onde, embora haja contrações, não há alteração do colo do útero (ou seja, não há a dilatação do mesmo com progressão para o nascimento do bebê).

Nesta fase há a descida do fundo uterino (a barriga materna fica mais baixa), decorrente do encaixamento da cabeça do bebê na pelve materna. Essa descida da cabeça do bebê acarreta no aumento de dores lombares e dores nas articulações dos ossos do quadril da gestante. As vezes a única manifestação é uma sensação de “peso” na região supra-púbica (na região da bexiga).

Há ainda nesta fase, uma secreção exacerbada de muco pelas glândulas presentes no colo uterino, sendo eliminada uma secreção mucosa pela vagina, acompanhada ou não de sangue em pequena quantidade. Este sinal é chamado de perda de tampão mucoso.

O colo uterino fica mais amolecido e progressivamente mais curto ao toque vaginal (processo chamado de amadurecimento do colo).
Próximo ao final da gestação, as contrações se tornam mais freqüentes e intensas e a regularidade associada à dilatação do colo uterino caracterizam o trabalho de parto que se inicia.

O colo uterino fica mais amolecido e progressivamente mais curto ao toque vaginal (processo chamado de amadurecimento do colo).

Próximo ao final da gestação, as contrações se tornam mais freqüentes e intensas e a regularidade associada à dilatação do colo uterino caracterizam o trabalho de parto que se inicia.

Não é possível dizer o exato momento em que há a transição do período pré-parto para o trabalho de parto, pois o período premonitório do parto pode anteceder o parto em dias; e esta transição ocorre normalmente de forma gradual e quase insensível. "

**********************************************************************************
Eu...

Nunca tinha ouvido falar nisso, mas agora sei o que sinto. A maioria dos sintomas estou sentindo, mas o que me impressionou mais hoje foi estalos nas ancas e muitas dores nas virilias e muito choro. Chorei como um bebe hoje, sozinha em casa. O que no momento do choro era razão forte o suficiente para todo aquele espetaculo que fiz, depois de ter chorado, pareceu-me bobagem... dou o desconto pois eu dormi pouquíssimo esta noite, acordei cedo, e eu cansada, fico muito mole. Mas e mesmo assim. Como ter forças para o parto se já agora não consigo descansar?


Beijos

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Selo para minhas amigas

Kaka, amiga, este e pra ti


http://tudodekaka.blogspot.com/

*************************************************************************************

Deia minha amiga, este vai pra ti.


http://deia-miranda.blogspot.com/

***********************************************************************************

E este vai para minha amiga Ana Amelia


http://ana-brevel.blogspot.com/

**********************************************************************************
Lux, este e pra ti


http://www.luxedan.blogspot.com/

***********************************************************************************
Que Deus abençoe a vocês e a vossa família grandemente. Estes selinhos são do fundo do coração. Um presentinho virtual de mim pra vocês.

Beijos!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

36 Semanas


Está grávida de 36 semanasjá só faltam 28 dias!
Ganhar peso (cerca de 30 gramas por dia) é a principal prioridade do bebé.



O bebé continua a ganhar peso – cerca de 30 gramas por dia. Pesa agora um pouco mais de 2,7 kg e tem cerca de 48 centímetros de comprimento. Está agora a perder a maior parte da penugem que lhe cobria o corpo, bem como a vernix caseosa, a substância cremosa que tem protegido a pele durante a sua submersão em líquido amniótico. O bebé engole estas duas substâncias, juntamente com outras secreções, as quais se manterão nos seus intestinos até ao nascimento. Esta mistura escura, que se chama mecónio, constituirá as suas primeiras fezes.

No final desta semana, já será considerado um bebé de termo. (Os bebés que nascem entre as 37 e as 42 semanas são considerados bebés de termo; um bebé que nasça antes das 37 semanas é um bebé pré-termo e, após as 42 semanas, é um bebé pós-termo.) O bebé está agora muito provavelmente virado de cabeça para baixo, a melhor posição para um parto sem problemas.


No entanto, se, na próxima semana, o bebé não tiver dado a volta, o médico poderá sugerir a marcação de uma “versão cefálica externa”, que é uma forma sofisticada de dizer que tentará virar o bebé manualmente, empurrando-o a partir do exterior da barriga.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Nascer em Portugal


A verdade e dura...

Vi com minhas próprias lutas, pesquisas e procuras que o parto humanizado em Portugal, ainda tem muito chão pra caminhar, ate que se torne satisfatorio.
Durante meses, desde que descobri minha gravidez, venho procurando meios de ter um parto humanizado e constatei que, nos blogues das Doulas, os contactos são na maioria das vezes desactualizados, que dificilmente respondem emails, e as profissionais que existem não actuam, em sua maioria, fora de Lisboa. Sem falar nos hospitais e seu profissionais, que não estão preparados e de mente aberta para um parto natural, na agua ou de cócoras... e chego as 36 semanas sem uma Doula, pois a única que actuava em minha zona, diz que não parteja sem parteiro ao lado e que como acompanhante num hospital, não pode dar palpites no tratamento e procedimentos direccionados a mãe e ao bebe. Ora, os parteiros... preferem actuar como profissional liberal, cobram em media 700,00 euros (mas atenção! Somente a domicílios). No meu caso, cesariana anterior e gravidez rotulada como de risco, não e muito seguro parir em casa a 35km da maternidade mais próxima, o que não garante o sossego que a situação exige.
Ao fim de oito meses a procura de um parto humanizado em Portugal, percebi que isso ainda e um luxo. parir em Portugal e um luxo!!! Normal agora e o parto cesariana! Este mês, só entre minhas conhecidas foram quatro para a mesa de cirurgia. Nem quero mencionar as causas que alegaram para indicarem uma cesariana, pois as mulheres simplesmente aceitam sem questionar.
Conversando com a ÚNICA Doula que se dispôs a me acompanhar na hora do parto, perguntei também sobre o plano de parto. Ela me respondeu que na maior parte das vezes não são atendidos, e que, se a gravida não usar de muita DIPLOMACIA, de certeza que seria tratada assim: " AH E... TENS EXIGÊNCIAS? VAMOS VER QUEM MANDA E QUEM SABE!!!"
Então concluo que o parto humanizado em Portugal e um "fruto" que ainda esta muito verde. Vale mais eu me sujeitar a uma segunda cesariana, do que de repente e sem a menor DIPLOMACIA, sentir um corte nas minhas partes baixas!!! Não teria estofo pra isso.

***Fim***

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Muito fofinho meu bebê


Está grávida de 35 semanas – já só faltam 35 dias!
Na sua maior parte, o desenvolvimento físico está concluído.



O bebé está a ficar grande. Pesa um pouco mais de 2,200 kg e tem quase 46 centímetros de comprimento, da cabeça ao calcanhar.


Naturalmente, ainda está enroscado dentro de si: está a ficar tão apertado no seu útero que o bebé já não está na verdade a flutuar e já não é provável que consiga dar grandes voltas. Mas um espaço mais confinado não significa que se mexa menos; o bebé deverá continuar a dar pontapés com a mesma frequência de sempre. Se notar uma redução dos movimentos, fale com o seu médico. Os rins do bebé estão agora totalmente desenvolvidos e o fígado consegue processar alguns resíduos.


A maior parte do seu desenvolvimento físico está agora concluída – as próximas semanas servem apenas para ganhar peso.




************************************************************************************



Movimentos muito limitados



Abaixar pra mim tem sido difícil, ou seja, tudo que for apanhar objectos no chão, sentar com o filho no chão pra brincar... complicado, pois pra me levantar depois quase preciso de uma grua...kkkkk.

Subir escadas então... ui!!!

Acordar cedo? Uma dor...kkkk

Fome não tenho tido. Ando me policiando para comer de duas em duas horas por causa do bebê.

Tenho tido falta de sono. Acordo no meio da noite e depois nada de dormir. E então, pela manhã tenho sono.
Engordei 10kg e pelos vistos não engordarei muito mais. Já falta pouco para conhecermos o David Martim. Feliz feliz!

Beijos