segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Nascer em Portugal


A verdade e dura...

Vi com minhas próprias lutas, pesquisas e procuras que o parto humanizado em Portugal, ainda tem muito chão pra caminhar, ate que se torne satisfatorio.
Durante meses, desde que descobri minha gravidez, venho procurando meios de ter um parto humanizado e constatei que, nos blogues das Doulas, os contactos são na maioria das vezes desactualizados, que dificilmente respondem emails, e as profissionais que existem não actuam, em sua maioria, fora de Lisboa. Sem falar nos hospitais e seu profissionais, que não estão preparados e de mente aberta para um parto natural, na agua ou de cócoras... e chego as 36 semanas sem uma Doula, pois a única que actuava em minha zona, diz que não parteja sem parteiro ao lado e que como acompanhante num hospital, não pode dar palpites no tratamento e procedimentos direccionados a mãe e ao bebe. Ora, os parteiros... preferem actuar como profissional liberal, cobram em media 700,00 euros (mas atenção! Somente a domicílios). No meu caso, cesariana anterior e gravidez rotulada como de risco, não e muito seguro parir em casa a 35km da maternidade mais próxima, o que não garante o sossego que a situação exige.
Ao fim de oito meses a procura de um parto humanizado em Portugal, percebi que isso ainda e um luxo. parir em Portugal e um luxo!!! Normal agora e o parto cesariana! Este mês, só entre minhas conhecidas foram quatro para a mesa de cirurgia. Nem quero mencionar as causas que alegaram para indicarem uma cesariana, pois as mulheres simplesmente aceitam sem questionar.
Conversando com a ÚNICA Doula que se dispôs a me acompanhar na hora do parto, perguntei também sobre o plano de parto. Ela me respondeu que na maior parte das vezes não são atendidos, e que, se a gravida não usar de muita DIPLOMACIA, de certeza que seria tratada assim: " AH E... TENS EXIGÊNCIAS? VAMOS VER QUEM MANDA E QUEM SABE!!!"
Então concluo que o parto humanizado em Portugal e um "fruto" que ainda esta muito verde. Vale mais eu me sujeitar a uma segunda cesariana, do que de repente e sem a menor DIPLOMACIA, sentir um corte nas minhas partes baixas!!! Não teria estofo pra isso.

***Fim***

2 comentários:

  1. amiga que difícil mas isso pelo que vejo não é só ai em portugal aqui também se vc já uma cesariana eles preferem outra.como no meu caso queria um parto natural e me disseram que não seria viável e seguro.

    ResponderExcluir
  2. Dana, tem um grupo no yahoo groups que se chama "parto nosso", eles podem te ajudar a como ter um parto humanizado aí nas terras de Camões!!!!!!!!!!! Beijos

    ResponderExcluir