segunda-feira, 7 de junho de 2010

Gostava de Conhecer uma Doula...


...que segundo a wikipédia a palavra "doula" procede do grego e se referia à mulher escrava que servia a outra mulher ou a um homem. Na Grécia a palavra tem conotações negativas, posto que significa "escrava", razão pela qual muitas preferem chamar a si mesmas "assistentes de parto".

Quem primeiro utilizou o conceito "doula" na sua concepção moderna foi a antropóloga Dana Raphael, para referir-se às mulheres que ajudavam às novas mães durante a lactância e o cuidado ao recém-nascido nas Filipinas.

"Doulas" não podem ser consideradas parteiras pois não realizam procedimentos médicos como auscuta fetal, medição de pressão e exame de toque do colo uterino. Sua função intraparto é de dar apoio físico e emocional à mulher em trabalho de parto. Durante a gestação fornecem informações baseadas em evidências científicas para evitar cesáreas indesejadas/ desnecessárias, proporcionar uma experiência positiva de parto, maior formação de vínculo mãe/bebê. São figuras importantes na retomada do parto fisiológico, natural, humanizado.



Dizem que a companhia de uma Doula ajuda a parturiente a abstrair-se da dor do parto. Até as considero como mediadoras entre a gravida e a equipe médica na hora do parto. Ela ajuda a mulher a tomar posse do seu parto, sendo assim a parturiente a protagonista. A Doula proporciona um ambiente de calma, faz massagens dá apoio emocional a grávida e a sua família, no antes durante e depois do parto, e evita na medida do possível as intromissões e interferências na hora da mulher e do bebê.

Gostaria muito de conhecer uma Doula, mas moro no campo, é um lugar um bocado fora de mão, mas estou nas 26 semanas e tals e ainda não desisti da ideia.

3 comentários:

  1. ISSO MESMO DANNA CONFIE ESPERE NO SENHOR POIS ELE FARÁ O MELHOR PRA VOCÊ E O SEU BEBÊ!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Agora entendi o que é doula. Realmente parece ser muito legal. Quem sabe vc ainda não consegue?
    Não se preucupe com o peso na próxima consulta, o médico vai chiar mas passa... rs...
    O mais importante é que está tudo bem.
    Beijos

    ResponderExcluir