domingo, 13 de junho de 2010

Limpeza a Mais?


Excesso de limpeza conduz a aumento de alergias
2010/04/16
Redacção
O ambiente demasiado asséptico em que crescem as crianças tem feito subir a prevalência das alergias. Uma forma de preveni-las é enriquecer a dieta com probióticos, logo desde a gravidez.

Há uma relação proporcional entre o nível de higiene e a incidência de alergias e doenças auto-imunes. Quanto mais estéril é o ambiente onde uma criança vive, maior é o risco de ela vir a desenvolver alergias ou outro problema do sistema imunitário ao longo da vida. É esta a opinião de Guy Delespesse, professor na Universidade de Montréal e director do Laboratório para a Investigação em Alergias do Hospital daquela universidade.

O excesso de limpeza é portanto um dos factores responsáveis pelo aumento da prevalência, e também da gravidade, de alergias em todos os países desenvolvidos. Em 1980 10 por cento da população do mundo ocidental era afectada por este tipo de doenças. Actualmente, esse número subiu para os 30 por cento. Uma em cada 10 crianças tem asma e a mortalidade devida a esta doença aumentou 28 por cento entre 1980 e 1994.

Nas doenças alérgicas e outras com origem no sistema imunitário, este vira-se contra o próprio organismo. Isto acontece, segundo Delespesse, porque as crianças têm cada vez menos contacto com micro-organismos benéficos. O excesso de limpeza protege-as de bactérias nocivas, mas simultaneamente priva-as da exposição a esses micro-organismos que «educam» o sistema imunitário quando entram no tubo digestivo, enriquecendo a flora intestinal. No fundo, essas «bactérias boas» ensinam o organismo a reagir a substâncias estranhas e habituam-no a essa reacção.

Esse processo natural é muito importante nos primeiros anos de vida. Para promovê-lo e garantir que a flora intestinal de uma criança se enriquecerá, educando assim o sistema imunitário, não é preciso pô-la a mexer no lixo ou deixá-la sem tomar banho (se bem que há especilistas que defendem este último processo precisamente como forma de prevenção de alergias).

Segundo Delespesse afirmou ao jornal britânico Daily Mail, é importante reforçar a dieta com probióticos. Trata-se de bactérias benéficas para a flora intestinal, que devem começar a ser consumidas logo pela mãe, durante a gravidez. Essa medida será uma forma de prevenir que o bebé em gestação venha a ser uma criança alérgica.


Onde encontro probióticos?

qualquer iogurte é naturalmente rico em bactérias saudáveis para a flora intestinal

há iogurtes e bebidas enriquecidas com estes micro-organismos específicos, por exemplo, lactobacilos e bifidobactérias

em suplementos alimentares (sob conselho médico


[revista IOL- Mãe]

Nenhum comentário:

Postar um comentário